China garante segurança no desenvolvimento da energia nuclear

Segundo autoridade na área, a supervisão e o gerenciamento da China pela segurança nuclear são transparentes e reconhecidos por organizações internacionais

A China irá desenvolver energia nuclear mantendo os mais altos padrões de segurança, segundo disse Liu Hua, vice-ministro da Ecologia e Meio Ambiente e diretor da Administração Nacional de Segurança Nuclear, à imprensa na última semana. “A supervisão e o gerenciamento da China pela segurança nuclear são transparentes, internacionalizados e reconhecidos por organizações internacionais”, afirmou ele.

Classificada entre os mais altos níveis de todos os países em termos de indicadores de operação de segurança de energia nuclear, a China mantém um bom histórico de segurança nuclear, segundo um livro branco intitulado “Segurança Nuclear na China”, publicado na última semana. O uso seguro da tecnologia nuclear pela China continua a melhorar e, segundo o documento, o controle de material nuclear do país é forte e a saúde pública e a segurança ambiental são totalmente garantidas.

Segundo Liu, a China emitiu um requisito técnico geral, que foi bem recebido pela Agência Internacional de Energia Atômica. “As usinas nucleares da China não causarão desastres ambientais”, ressaltou ele, acrescentando que é perigoso ter apenas uma fonte de energia e que a energia nuclear corresponde a apenas 4% da eletricidade da China, abaixo do nível de outros países.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.