China faz progressos notáveis na busca por igualdade de gênero

Resultados sobre garantia dos direitos das mulheres foram publicados em relatório sobre o estado da população mundial

O funcionário da Comissão Nacional de Saúde da China, Yang Wenzhuang, afirmou que o país fez progressos notáveis na promoção da igualdade de gênero e empoderamento feminino, em busca da garantia dos direitos das mulheres em áreas como política, economia, cultura e vida social.

Yang fez as observações, na última semana, durante o lançamento em Pequim do relatório sobre o estado da população mundial em 2021, divulgado pelo Fundo de População das Nações Unidas.

Nos últimos anos, o país manteve o princípio constitucional da igualdade entre homens e mulheres, com mais de cem leis e regulamentos promulgados ou emendados para promover direitos das mulheres.

“A China vem impulsionando constantemente a igualdade de gênero, protegendo os direitos e interesses legítimos das mulheres e crianças e atribuindo grande importância ao empoderamento feminino”, ponderou Yang.

A taxa de mortalidade infantil na China caiu para 5,4 por mil em 2020, e a de crianças menores de cinco anos caiu para 7,5 por mil. Já a taxa de mortalidade materna também apresentou tendência de queda, com o número ficando em 16,9 por 100 mil.

“Esperamos que as discussões acadêmicas e várias formas de intercâmbio possam fornecer uma referência mais útil para a China na promoção do desenvolvimento equilibrado da população a longo prazo”, salientou Yang.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.