China está construindo Parque Nacional do Panda Gigante

Com mais de 27 mil km² de área, o parque ocupa regiões em três províncias chinesas e deverá fortalecer a proteção dos pandas gigantes

As autoridades da China estão fazendo os preparativos e estabelecendo uma infraestrutura institucional para um Parque Nacional do Panda Gigante, que deverá aprimorar a proteção dos animais da espécie, que estão em risco de extinção. Com área de 27.134 km², o parque passa por três províncias chinesas: Sichuan, Gansu e Shaanxi.

A administração provincial de silvicultura e pastagem de Sichuan revelou que está realizando pesquisas e projetos de zoneamento para demarcar as fronteiras do parque, sendo que a área da província que faz parte do parque atualmente é lar de 1.200 pandas selvagens. Em outubro do ano passado foi estabelecida a Administração do Parque Nacional do Panda Gigante em Sichuan, com sucursais em diferentes cidades

A China visa estabelecer vários parques nacionais e formar um sistema administrativo unificado até 2020 para conectar os habitats divididos e melhorar o manejo e a conservação dos animais selvagens. Projetos pilotos estão sendo realizados em 10 parques nacionais, incluindo o plano para os pandas gigantes, e eles projetos cobrem uma área total de 220 mil km².

O trabalho preparatório para o Parque Nacional de Pandas Gigantes está em andamento estável, destaca Bao Jianhua, vice-diretor da administração de silvicultura e pastagem da Província de Sichuan. A região conta com 46 reservas naturais de vários tamanhos para os pandas gigantes, e o estabelecimento do parque nacional conectará esses habitats e preservará sua originalidade e totalidade, disse ele.

Pesquisadores estão estudando a conservação ambiental e de biodiversidade, combatendo a mudança climática, melhorando a proteção do hábitat e lidando com as tensões entre as comunidades humanas e pandas selvagens e outros animais, afirmou Bao. Até novembro de 2018, o número de pandas em cativeiro em todo o mundo era de 548, e menos de 2 mil animais da espécie vivem na natureza, sendo que a maior parte deles se encontram nas províncias de Sichuan e Shaanxi.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.