China emite diretriz para aprimorar ensino de futebol no país

O Ministério da Educação busca popularizar a prática nas escolas chinesas e melhorar a qualidade do seu ensino

O ensino de futebol nas escolas chinesas deve ser reformulado com o objetivo de melhorar a formação de talentos do esporte do país, de acordo com uma circular de programas-piloto publicada pelo Ministério da Educação em seu website. A promoção do futebol nas escolas terá duas estratégias de ação: popularizar o esporte e melhorar a qualidade do seu ensino.

O documento divulgado afirma que “para popularizar o futebol, é preciso cultivar um forte entusiasmo pelo esporte de equipe e criar uma cultura saudável entre os jovens do país”, além de destacar a importância de fortalecer a orientação e a supervisão sobre escolas em níveis nacional e local. A circular ainda pede empenho para aprimorar as aulas de futebol nas escolas e melhorar a qualidade e o nível delas.

O texto ressalta que os recursos de ensino e esporte devem ser compartilhados, sugerindo que se ampliem os canais, para que técnicos e jogadores que são ativos no futebol sejam convidados para as escolas. O ministério ainda pediu mais esforços na descoberta de jovens com potencial, para recomendá-los, fomentá-los e formá-los de maneira científica. Espera-se que haja dedicação para popularizar o futebol ainda nos jardins de infância, assim como é feito nos países em que o esporte é forte, para que as crianças desenvolvam suas habilidades básicas desde cedo.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.