China e ONU prometem impulsionar conjuntamente o desenvolvimento global

Mais de 50 países se juntaram ao Grupo de Amigos da Iniciativa, criado pelo país asiático

Créditos: Xinhua/Wang Ying

A China e o sistema de desenvolvimento das Nações Unidas concordaram, na segunda-feira, em fazer esforços conjuntos para a causa do desenvolvimento global. O consenso veio do encontro entre o conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores Wang Yi e o coordenador residente do sistema de desenvolvimento da ONU na China, Siddharth Chatterjee.

Observando que a ONU é a principal plataforma de cooperação para o desenvolvimento internacional, Wang disse que a China atribui grande importância à cooperação com o sistema de desenvolvimento e está disposta a trabalhar para avançar na causa do desenvolvimento global.

Wang disse que a Iniciativa de Desenvolvimento Global, apresentada pela China, pretende convocar a comunidade internacional para prestar mais atenção às questões de desenvolvimento, fortalecer a cooperação internacional para o desenvolvimento e acelerar a implementação da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.

Mais de 100 países apoiaram a iniciativa, e mais de 50 países se juntaram ao Grupo de Amigos da Iniciativa de Desenvolvimento Global, criado pela China na plataforma da ONU, acrescentou Wang.

“A China acumulou rica experiência em alívio da pobreza, desenvolvimento de recursos humanos, proteção dos direitos das mulheres e crianças, saúde e desenvolvimento verde e aberto, etc. E está disposta a compartilhar essa experiência com outros países”, disse Wang.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.