China e Brasil reforçam cooperação durante Semana de Inovação
Evento contou com representantes dos governos, empresas e pesquisadores dos dois países
Cerca de 200 representantes do governos, faculdades, empresas e organizações de pesquisa científica participaram da Semana de Inovação China-Brasil 2021 (CBIW 2021), que aconteceu em Pequim, Xangai, Brasília e São Paulo. As discussões online e presenciais, nos últimos três dias, tiveram ênfase em tecnologia agrícola e neutralidade de carbono.
Wang Jinzhan, secretário-executivo da Associação de Ciência e Tecnologia da China, ressaltou que o governo chinês coloca a inovação científica e tecnológica no centro da situação geral de desenvolvimento nacional, e que o Brasil também atribui importância à transformação das conquistas científicas e tecnológicas em verdadeiras forças produtivas.
As empresas agrícolas brasileiras também estão buscando oportunidades na CBIW para entrar no mercado chinês. A ECOtrace é uma delas. A empresa se concentra na digitalização da rastreabilidade através da tecnologia blockchain, que ajuda agricultores e consumidores a obter dados transparentes instantaneamente.
Vários consumidores chineses já estão usando a plataforma da empresa para identificar a origem dos produtos que compram, disse Maria Paula, chefe de inovação da ECOtrace.
Na CBIW 2021, foi inaugurado o Centro de Inovação do Brasil, localizado no distrito de Yangpu, em Xangai. Cerca de 10 empresas do Brasil estão buscando oportunidades de cooperação de mercado através do centro.