China e América Latina, uma nova era!

O programa “Dialogue: Ideas Matter” da CGTN que foi ao ar no dia 22 de janeiro de 2018 teve como tema “China-Latin America in a new era”.

O programa “Dialogue: Ideas Matter” da CGTN que foi ao ar no dia 22 de janeiro de 2018 teve como tema “China-Latin America in a new era”. O programa, conduzido por Yang Rui, contou com a presença do Editor Executivo-chefe da edição em português da revista China Today, o também professor Evandro Menezes de Carvalho, e o professor da Universidade de Shanghai, Jiang Shixue.

O programa discutiu os desafios e as oportunidades que estão na agenda da Segunda Reunião Ministerial do Forum China-CELAC, que se iniciou ontem no Chile, e conta com a presença do Ministro de Relações Exteriores da China, Sr. Wang Yi.

A China já é o primeiro ou segundo parceiro comercial de muitos países na região e, também, um dos maiores investidores. Contudo, o Forum se realiza em um contexto de lento crescimento econômico e alta volatilidade política em vários países da América Latina. Além disso, a presença constante e a influência dos EUA na região também criam desafios para o desenvolvimento das relações sino-latinoamericanas e caribenhas. Este cenário aumenta a necessidade e a relevância de se desenvolver uma maior colaboração entre a China e América Latina, tendo em conta a iniciativa Cinturão e Rota e o AIIB, estabelecendo bases mais sólidas para a cooperação multilateral.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.