China divulga plano de desenvolvimento para a Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau

O objetivo do plano é fazer com que a região se transforme em um modelo de desenvolvimento de alta qualidade

O esboço de um plano de desenvolvimento para a Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau foi divulgado nessa segunda-feira pelo Comitê Central do Partido Comunista da China e o Conselho de Estado. O objetivo desse plano é transformar a região em um “modelo exemplar de desenvolvimento de alta qualidade”.

Para a implementação do projeto, eles propõem uma forte liderança para a coordenação e orientação, além do estabelecimento de um grupo de liderança para o desenvolvimento da região e resolução dos problemas que podem surgir durante o processo. O plano abrange o período que vai de agora até 2022, nos pontos a curto prazo, e se estende até 2035 nos que dizem respeito a ações a longo prazo.

O documento conta com 11 capítulos, apesentando neles o contexto do plano; os requisitos gerais; a disposição espacial; o desenvolvimento de um centro internacional de inovação e tecnologia; a aceleração da conectividade de infraestrutura; a construção de um sistema industrial moderno globalmente competitivo; a promoção da conservação ecológica; o desenvolvimento de um círculo de vida de qualidade para vida, trabalho e viagem; o fortalecimento da cooperação e participação conjunta na Iniciativa do Cinturão e Rota; o desenvolvimento conjunto de plataformas de cooperação Guangdong-Hong Kong-Macau e a implementação do plano.

Ele também destaca a necessidade de avançar nas principais tarefas e estimula os ministérios centrais relevantes a se concentrarem na formulação de políticas e medidas concretas que apoiem o desenvolvimento da Grande Área da Baía. Ele também enfatiza a necessidade de fortalecer a comunicação com os governos da província de Guangdong e com as Regiões Administrativas Especiais (RAEs) de Hong Kong e Macau, e de respeitar o Estado de Direito e a abordagem baseada no mercado para coordenar e resolver questões que surjam durante o desenvolvimento da Grande Área da Baía.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.