China deve lançar sonda Chang’e-5 em 2020

O objetivo dessa nova sonda será o de coletar amostras da Lua e trazê-las de volta para a Terra

A China tem planos para lançar sua nova sonda lunar Chang’e-5 em 2020, para que ela traga amostras da Lua de volta à Terra, pelo que disse Wu Weiren, projetista-chefe do programa de exploração lunar e membro da Academia Chinesa de Engenharia, na Assembleia de Ciência Espacial da China. Para enviar a nave ao espaço será usado o foguete transportador Longa Marcha-5, que atualmente é o maior veículo de lançamento da China.

O segundo lançamento do Longa Marcha-5 aconteceu no Centro de Lançamento Espacial de Wenchang, província meridional de Hainan, em 2 de julho de 2017, mas houve um mau funcionamento menos de seis minutos após sua decolagem. Segundo Wu, os engenheiros espaciais chineses passaram mais de dois anos procurando a causa do mau funcionamento e atualmente o terceiro foguete do modelo está sendo transportando para a base de Wenchang para um outro voo, cujo sucesso será chave para mais missões espaciais chinesas no futuro.

Wu afirmou que a nova sonda lunar tem um módulo lunar, um orbitador, um ascendente e um retornador. O objetivo da missão será o recolhimento de amostras lunares, decolagem na Lua, encontro e atracagem no óbito lunar e reentrada de alta velocidade na atmosfera da Terra. O atual programa lunar da China é dividido em três fases: orbitar, pousar e retornar, sendo que as duas primeiras já foram realizadas. Para cumprir a próxima, a sonda Chang’e-5 será lançada para trazer 2 kg de amostras lunares de volta à Terra.

A China também está elaborando o plano para a quarta fase do programa de exploração lunar. Nela, a China realizará detecção científica na região do polo sul da Lua, usando principalmente robôs de alta inteligência e realizará exploração a longo prazo no complicado ambiente lunar, explicou Wu, que acrescentou que podem haver algumas crateras antigas e água congelada no polo sul da Lua, o que tem um grande valor para a pesquisa.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.