China detectará tufões com monitor de dados meteorológicos transportado por drones

O teste foi realizado no início deste mês e deverá ser usado no prognóstico de tufões nos próximos dois meses

O primeiro monitor de dados meteorológicos transportado por drones da China passou por uma prova de carga e será usado no prognóstico de tufões nos próximos dois meses, segundo seu desenvolvedor.

O avião não tripulado partiu da província oriental de Anhui transportando uma dropsonda, e a liberou em altas altitudes para recolher dados meteorológicos como temperatura, umidade e direção do vento, para logo transmiti-los a dispositivos receptores em terra estabelecidos na Região Autônoma da Etnia Zhuang de Guangxi, no sul do país.

A prova foi realizada no início deste mês pelo Centro de Sondagem Meteorológica da Administração Meteorológica da China. A dropsonda, que conta com uma pequena e leve carga útil de alta precisão, foi desenvolvida pelo Instituto Nº 2 da Empresa de Ciência e Indústria Aeroespacial da China (CASIC, na sigla em inglês).

Uma vez equipada com cabos de energia e de transmissão de dados, a dropsonda pode ser pendurada em qualquer parte das asas, da parte inferior ou da cabine do drone e trabalhar de forma estável e confiante a temperaturas de entre 70°C e menos 90°C.

Segundo a CASIC, a dropsonda tem uma melhor performance que os balões meteorológicos e pode ser aplicada em campos mais amplos que aquelas transportadas por foguetes.

A dropsonda transportada por drones será utilizada em campos de emergências meteorológicas, monitoramento ecológico e de desastres, assim como radiografia. O sistema oferecerá uma opção nova, fácil e de baixo custo para a observação meteorológica artificial, acrescentou a empresa.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.