China critica OTAN por conceito estratégico referente à China, diz porta-voz

Zhao Lijian se opôs ao documento de conceito estratégico divulgado pelo grupo

Créditos: Xinhua/Zheng Huansong

A China expressou séria preocupação e firme oposição ao recém-publicado documento de conceito estratégico da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), dizendo que ele está cheio de mentalidade da Guerra Fria e de preconceitos ideológicos e adere ao posicionamento errado de um desafio sistêmico para a China.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Zhao Lijian, fez os comentários em uma coletiva de imprensa diária quando solicitado a comentar o documento. Ele disse à imprensa que o documento distorce fatos, difama a política externa da China, faz comentários irresponsáveis sobre o desenvolvimento militar normal da China e a política de defesa nacional e incentiva confrontos e conflitos.

A China é construtora da paz mundial, uma contribuidora para o desenvolvimento global e guardiã da ordem internacional, disse Zhao, acrescentando que a China nunca invadiu nenhum país, nunca travou uma guerra por procuração, nem aderiu ou formou nenhum bloco militar.

“Estamos comprometidos com o caminho do desenvolvimento pacífico, promovendo a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, e avançando na cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota”. Propusemos e implementamos a Iniciativa de Desenvolvimento Global e a Iniciativa de Segurança Global, e fornecemos um grande número de bens públicos para que a comunidade internacional abordasse questões importantes, incluindo a paz e o desenvolvimento”, indicou o porta-voz.

“As pessoas em todo o mundo estão cientes das grandes oportunidades trazidas pelo desenvolvimento pacífico da China”. Este não é definitivamente o desafio sistêmico descrito pela OTAN”, observou Zhao, acrescentando que a própria OTAN, ao contrário, é o desafio sistêmico à paz e estabilidade mundiais.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.