China convida cientistas do mundo todo para explorar asteroide e cometa

A CNSA divulgou o seu plano de explorar o asteroide 2016HO3 e o cometa do cinturão principal 133P e chamou cientistas internacionais para participarem da missão

A Administração Espacial Nacional da China (CNSA, em inglês) divulgou o seu plano de exploração de um asteroide e cometa e ainda convidou a cientistas de todo o mundo para participar desse programa. Segundo Liu Jizhong, diretor do Centro de Exploração Lunar do Programa Espacial da CNSA, a missão inclui a exploração do asteroide 2016HO3, que fica localizado próximo à Terra, e de um cometa do cinturão principal chamado 133P.

Liu disse que a China se ofereceu para transportar instrumentos científicos desenvolvidos por outros países na missão, que pode durar até dez anos. Ele ainda acrescentou que a missão ainda está em discussão, mas que segundo o plano atual, uma sonda será enviada para voar ao redor do asteroide e aterrissar nele para coletar amostras.

Depois disso, a sonda deverá voltar para a proximidade da Terra, quando sua cápsula de retorno se separará da sonda e trará as amostras para o planeta. A sonda continuará sua viagem, com ajuda da gravidade da Terra e de Marte, finalmente alcançando o cinturão principal de asteroides e orbitará ao redor do cometa 133P para explorá-lo.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.