China constrói maior telescópio refrator do mundo

O equipamento ficará na região do Tibete

Cientistas chineses estão montando o maior telescópio refrator do mundo na Região Autônoma do Tibete para observação de estrelas e planetas. A construção do equipamento, com abertura de 1 metro, foi iniciada na capital regional Lhasa, segundo Wang Junjie, vice-diretor do departamento regional de ciência e tecnologia.

Por causa da elevada altitude e céu limpo, o Tibete é considerado um dos melhores lugares para observar corpos celestes.

O telescópio refrator é um instrumento que usa uma combinação de lentes para produzir imagens de objetos distantes no espaço que não seriam visíveis ao olho humano. O equipamento será usado para pesquisas espaciais, inclusive o monitoramento de asteroides próximos à Terra, disse Wang.

Liderado pelos Observatórios Astronômicos Nacionais da Academia Chinesa de Ciências, o projeto também visa a popularização da astronomia. Os pesquisadores podem exibir imagens, vídeos e recursos interativos na internet com as imagens do telescópio.

O refrator de 1 metro será instalado em um planetário, que começará a ser construído este ano e será considerado o mais elevado do mundo após a conclusão.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.