China conserva biodiversidade com ações de proteção a crocodilo-lagarto

Espécie classificada como “em perigo” é conhecida como panda gigante dos répteis

O crocodilo-lagarto chinês, conhecido como “panda gigante dos répteis da China”, é uma espécie nativa no sul do país e no Vietnã e foi classificada como uma “espécie em perigo” na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), sofrendo um risco muito elevado de extinção.

Liu Haiyang, um pesquisador que estuda o raro réptil há mais de seis anos, agora trabalha na reserva natural de Luokeng em Shaoguan, Província de Guangdong, onde vive a maioria dos animais no país.

“O lagarto semiaquático recebe esse nome por ter uma cauda semelhante a de um crocodilo e por passar a maior parte de sua vida em lugares úmidos e frios”, explicou Liu. “Estabelecemos três estações de proteção e recrutamos mais de 60 funcionários para conservar o habitat do crocodilo-lagarto”, disse Liu.

Após alguns anos de trabalho árduo, a atual população selvagem do crocodilo-lagarto chinês está gradualmente aumentando, e apenas no ano passado, os pesquisadores relataram 121 animais da espécie na reserva natural. “Estima-se que vivam mais de 770 lagartos selvagens em nossa reserva, um aumento de mais de 30% em relação a 2012”, disse.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.