China comemora aniversário de 2569 anos de Confúcio

O evento contou com pessoas recitando suas citações clássicas e uma performance de dança que explica os ritos do confucionismo

Uma cerimônia de comemoração do aniversário de 2569 anos do educador e filósofo chinês Confúcio foi realizada na cidade de Qufu, na província de Shandong, que seria a cidade natal do pensador. O evento contou com a participação de funcionários do governo local e da UNESCO, além de acadêmicos estudantes e de descendentes de Confúcio.

Mais de 1,4 mil alunos e moradores da cidade recitaram citações clássicas dos Analectos, obra que reúne as ideias e ditados do filósofo, enquanto uma dança cerimonial era apresentada em frente ao Templo de Confúcio. “A performance de dança, em comemoração a Confúcio, explica os Li (ritos), que consistem em um conteúdo importante no confucionismo”, disse Kong Xiangsheng, um dos descendentes da 75ª geração de Confúcio.

Confúcio (551-479 a.C.) foi o fundador do confucionismo, uma escola de pensamento que teve e ainda tem uma profunda influência em diversas gerações. Ele foi o primeiro a estabelecer escolas privadas na China, onde recebia alunos de diferentes classes sociais. Acredita-se que ele nasceu no dia 28 de setembro e as comemorações de seu aniversário começaram um ano após o seu falecimento.


Fonte: Xinhua

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.