China apresenta primeiro VLCC inteligente do mundo

Com capacidade de carga de 308 mil ton, o New Journey é capaz de funções como navegação piloto automática assistente e gerenciamento inteligente de carga liquefeita, entre outras

A China apresentou o primeiro navio super-petroleiro (Very Large Crude Carrier ou VLCC, na sigla em inglês) inteligente em Dalian, província de Liaoning. Batizado como “New Journey”, ele é o primeiro navio inteligente do mundo com uma capacidade de carga de 308 ml ton.

Construído por Dalian Shipbuilding Industry Co., Ltd. (DSIC), o navio tem mais de 300 m de comprimento, o que é equivalente a 35 caminhões de cinco ton. Para tocar na parte superior de uma cabine de VLCC, é preciso se posicionar em um prédio de 55 m de altura.

“Atualmente, países do mundo inteiro estão promovendo ativamente a navegação inteligente e desenvolvendo tecnologias inteligentes para navios, que desempenham um papel importante na melhoria da segurança do tráfego marítimo, conservação de energia, redução de emissões e eficiência econômica”, disse Guan Yinghua, vice-engenheiro-chefe da DSIC .

Comparado com outros petroleiros, a característica mais marcante do “New Journey” é o seu “cérebro inteligente”.

Ao construir uma plataforma de informações de rede de suporte, a operadora realizou cinco funções inteligentes principais, incluindo navegação de piloto automático assistida, gerenciamento inteligente de carga liquefeita, gestão abrangente de eficiência energética, operação e manutenção de equipamentos e comunicação navio-costa integrada.

Entre a frota de VLCC no mundo, um em cada 10 é fabricado pela China. Os navios petroleiros inteligentes de grandes dimensões da China aumentarão ainda mais a competitividade do mercado com o sistema inteligente.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.