Chicago celebrará o Ano Novo Chinês em toda a cidade

Atividades como desfiles, concertos e apresentações de dança estão programadas para acontecer entre os dias 24 de janeiro e 9 de fevereiro

A cidade estadunidense de Chicago celebrará o Ano Novo Lunar Chinês em toda sua área entre os dias 24 de janeiro e 9 de fevereiro, com apresentações culturais, desfiles coloridos e eventos especiais para inaugurar o Ano do Rato. A abertura das comemorações será realizada no Centro Cultural de Chicago, sendo que essa será a sétima vez consecutiva que o Ano Novo Lunar Chinês é celebrado na cidade.

Após o concerto do Ano Novo Chinês que será lançado no Centro de Sinfonia de Chigado no dia 26 de janeiro, e apresentado pela Orquestra Chinesa de Xangai e pelo Teatro de Ópera Zhejiang Shaoju, o Salão de Festas Aon Grand no Cais Naval será transformado em um mercado chinês festivo com decoração festiva, trajes ousados, apresentações habituais de música e dança, comida tradicional e artesanato.

Os bairros de Chinatown e Uptown realizarão desfiles do Ano Novo Lunar Chinês, quando bandas, carros alegóricos coloridos e a dança tradicional do leão transmitirão o clima festivo do Ano Novo Chinês aos moradores locais. O Instituto de Arte de Chicago sediará um evento multigeracional para comemorar o Ano do Rato, apresentando arte, música, jogos, uma demonstração artística, uma apresentação sobre os animais tradicionais do zodíaco e palestras em galerias em inglês e mandarim.

A Sociedade Chinesa de Belas Artes sediará uma Procissão das Lanternas pelo Parque Millennium no Parque Maggie Daley, seguida de mais atividades de Ano Novo, como uma performance de dança do leão, arte e patinação no gelo. O Chicago Blackhawks se juntará ao Chicago Bulls para comemorar o Ano Novo Chinês durante seu jogo com o Winnipeg Jets este ano. Nesta ocasião, serão encenadas as danças de leão e dragão da China tradicional.

Durante as celebrações do Ano Novo Chinês em toda a cidade, os visitantes do Fashion Outlets de Chicago e The Shops em North Bridge devem receber envelopes vermelhos contendo ofertas exclusivas de Ano Novo Lunar das lojas participantes.

“O ano novo lunar é o festival tradicional mais importante para o povo chinês, incorporando nossas tradições culturais e valores anestésicos”, disse o cônsul-geral chinês em Chicago, Zhao Jian, numa entrevista coletiva sobre essas comemorações.

Zhao numerou os grupos de arte chineses que visitaram e se apresentaram em Chicago para as celebrações do Ano Novo Chinês nos últimos anos, dizendo que suas performances não apenas trouxeram à população local a oportunidade de apreciar o glamour da cultura chinesa, mas também “melhoraram o entendimento mútuo e amizade entre nossos dois povos”.

O presidente e CEO da Choose Chicago, David Whitaker, disse que o Ano Novo Chinês é sempre um destaque cultural para a cidade de Chicago. “As festividades e celebrações que marcam o feriado do Ano Novo Chinês são uma ótima maneira de mostrar a excelência artística das instituições culturais participantes e celebrar nosso relacionamento especial com os visitantes chineses e nossa comunidade chinesa local que chama Chicago de lar”, afirmou ele.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.