Chefe do Legislativo diz que China defende mundo multipolar e cooperação no Extremo Oriente

Li Zhanshu participou da sessão plenária do 7º Fórum Econômico Oriental (EEF)

Créditos: Xinhua/Pang Xinglei)

Li Zhanshu, presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN), expressou na quarta-feira o apoio da China a um mundo multipolar e à cooperação regional no Extremo Oriente. Ele fez as observações ao discursar na sessão plenária do 7º Fórum Econômico Oriental (EEF, na sigla em inglês) na cidade de Vladivostok, no Extremo Oriente da Rússia.

Li apresentou o discurso intitulado “Avançar no Processo da Multipolarização Mundial e Abrir um Novo Capítulo na Cooperação Regional”. O presidente russo, Vladimir Putin, o presidente do Conselho de Administração Estatal de Mianmar, Min Aung Hlaing, o primeiro-ministro mongol, Luvsannamsrai Oyun-Erdene, e o primeiro-ministro armênio, Nikol Pashinyan, também falaram presencialmente no evento.

Por sua parte, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, o primeiro-ministro malaio, Ismail Sabri Yaakob, e o primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, emitiram mensagens por vídeo.

Li recordou que a convite do presidente Putin, o presidente chinês, Xi Jinping, participou do EEF em duas ocasiões e pronunciou importantes discursos, apresentando as propostas e iniciativas da China sobre o desenvolvimento das relações China-Rússia, a promoção da cooperação regional mutuamente benéfica e a manutenção da paz e estabilidade regionais, o que recebeu uma cálida resposta da comunidade internacional.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.