Chanceler chinês pede que relações China-EUA voltem ao caminho certo

Wang Yi pediu que cooperação bilateral seja guiada pela razão e pelo pragmatismo

Créditos: Xinhua/Li Xin

O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, pediu aos Estados Unidos que retornem sua política em relação à China ao caminho certo guiado pela razão e pelo pragmatismo e tragam as relações bilaterais de volta ao caminho certo de desenvolvimento saudável e estável.

A China e os Estados Unidos devem substituir a tricotomia “competitivo-colaborativo-adversário” pelos três princípios de respeito mútuo, coexistência pacífica e cooperação ganha-ganha, explicou Wang em uma coletiva de imprensa à margem da quinta sessão da 13ª Assembleia Popular Nacional, nesta segunda-feira.

Em um mundo globalizado e interdependente, a maneira como os dois países encontram o caminho certo para frente e conseguem se dar bem é uma nova questão para a humanidade e uma formulação que deve ser elaborada por ambos juntos, acrescentou.

Observando que este ano marca o 50º aniversário do “Comunicado de Xangai”, Wang salientou que a China e os Estados Unidos precisam voltar a abraçar a convicção que ajudou os dois países a quebrarem o gelo há cinco décadas, e partir em uma nova jornada.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.