Cachorro de rua vira cão farejador na Alfândega de Xangai

Nomeado como Nick, ele foi achado pelo treinador de cães da Alfândega de Xangai e, com apenas dois meses de treinamento, passou no teste anual para cães farejadores

Um vira-lata assumirá o cargo de cão farejador a partir de janeiro na Alfândega de Xangai, segundo informaram as autoridades aduaneiras da cidade. Chamado Nick, o vira-lata passou por todos os testes exigidos em novembro e será o primeiro cão de rua a trabalhar como farejador nessa alfândega.

Cheng Baolin, o treinador de cães da Alfândega de Xangai, disse que quando Nick foi encontrado por ele, em junho, o cachorro preto e branco era magro, atrofiado e úmido, encharcado pela chuva. “Ele estava seguindo o carro quando eu estava indo para o centro de treinamento de cães. Ele pulou para dentro assim que eu abri a porta, então eu o levei para o centro”, contou.

O treinador batizou o cachorro em homenagem a Nick, um antigo colega canino dele, e foi então que Cheng começou a se perguntar se o cão de um ano de idade, raça adequada para cheirar (pringer spaniel) e um feitio persistente e amigável poderia ser treinado para se tornar outro Nick. Para a sua surpresa, o vira-lata se mostrou muito talentoso: “Normalmente, levamos dois anos ou mais para treinar um cão farejador, mas Nick passou no teste após dois meses de treinamento”, contou Cheng.

Um total de 60 cães fizeram os testes anuais para cão farejador, que avaliam a capacidade dos cachorros de seguir instruções e detectar malas com cheiro suspeito. Do grupo, apenas 60% foi aprovado, inclusive Nick. Xangai tem 30 cães farejadores nos aeroportos, terminais de cruzeiros, estações ferroviárias e centros internacionais de processamento de correio. Nos primeiros 11 meses de 2019, eles ajudaram a interceptar mais de 17 mil objetos proibidos nas alfândegas.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.