BRICS embarca em nova jornada de cooperação em economia digital, diz China

Definições foram divulgadas após resultados da 14ª Cúpula do grupo

Créditos: Xinhua

Os países membros do BRICS embarcaram em uma nova jornada de cooperação em economia digital em meio, disse o Ministério do Comércio da China nesta segunda-feira.

Chen Chao, oficial da pasta, fez os comentários ao resumir os resultados da 14ª Cúpula do BRICS, na qual os países do bloco chegaram a um acordo sobre a Estrutura de Parceria de Economia Digital. “Trata-se de um documento com visão de futuro, inclusivo e orientado à ação, servindo como uma importante garantia institucional para a cooperação futura na economia digital”, disse Chen, comentando sobre a estrutura.

Autenticação digital, pagamentos eletrônicos e privacidade e segurança de dados, juntamente com outros domínios de ponta na economia digital, foram incorporados à estrutura, disse Chen, observando que será desenvolvida a cooperação em tecnologias emergentes, como inteligência artificial.

Observando que os membros do BRICS estão em diferentes níveis de desenvolvimento digital, o documento enfatiza a necessidade de focar a cooperação do BRICS na superação da divisão digital e na redução da disparidade nos campos de infraestrutura, tecnologia e serviços digitais, disse.

O documento também especifica a direção e as principais áreas de cooperação, bem como as medidas para a cooperação em economia digital.

“A China está pronta para trabalhar com outros países-membros para implementar plenamente o consenso de cooperação e realizar ativamente o intercâmbio de políticas, cooperação de capacitação e atividades de compartilhamento das melhores práticas, visando liberar o potencial e a vitalidade da cooperação na economia digital e beneficiar os povos dos países BRICS”, disse Chen.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.