Brasil comemora o primeiro Dia da Imigração Chinesa

Celebrado no dia 15 de agosto, o dia homenageou contribuições dos imigrantes chineses para a nação

Na última quarta-feira, 15 de agosto, foi comemorado o primeiro Dia da Imigração Chinesa no Brasil, e durante uma sessão solene na Câmara dos Deputados que aconteceu nesse dia, um parlamentar exaltou as contribuições importantes que os imigrantes chineses deram para a sociedade brasileira, e colocou a China como uma nação irmã do Brasil. Atualmente cerca de 5% da população de imigrantes registrados no país é composta por chineses, de acordo com dados da polícia.

“A imigração chinesa foi de suma importância para a consolidação de nossa história. Eles são um povo de grande sabedoria, humanidade e fraternidade”, comentou o deputado federal Fausto Pinato, que também é chefe da Frente Parlamentar Brasil-China. Ele ainda pediu ao governo que facilite o fluxo de investimentos chineses para o Brasil e que reforce os laços bilaterais.

Li Jinzhang, embaixador chinês no Brasil, afirmou que está contente de ver o dia 15 de agosto como um dia especial para a “amizade transoceânica”. “Há mais de 200 anos, um grupo extremamente corajoso de produtores de chá cruzou o oceano, escrevendo a primeira página da história. Esse mesmo espírito pioneiro foi demonstrado pela relação entre os dois países”, disse Li, se referindo ao fato de o Brasil ter sido o primeiro país da América Latina a construir uma parceria abrangente com a China.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.