Baowu, da China, torna-se a maior siderúrgica do mundo

Produção do grupo aumentou em 21% no último ano

O China Baowu Steel Group ultrapassou a gigante siderúrgica luxemburguesa ArcelorMittal para se tornar a maior fabricante de aço do mundo em volume em 2020. Essa é a primeira empresa chinesa a liderar a lista de fabricantes do setor, segundo uma recente reportagem da Nikkei Asia.

O texto citou estatísticas da Associação Mundial do Aço, constando que a produção do Baowu subiu em 21% no ano passado, representando 115,29 milhões de toneladas, em parte devido à aquisição do Taiyuan Iron and Steel Group.

Sete dos 10 maiores produtores do mundo estão localizados na China, com o HBIS Group da China e o Jiangsu Shagang Group subindo para o terceiro e quarto lugares, respectivamente, a partir do quarto e sexto lugar em 2019.

A reportagem apontou que essas empresas chinesas aproveitaram a enorme demanda e escala domésticas, o que lhes deu uma vantagem em termos de lucratividade. Graças à adiantada recuperação econômica da China, a produção mensal de aço bruto estabeleceu um recorde de três vezes ante o ano passado.

Além disso, esta é a primeira vez que a ArcelorMittal perde o primeiro lugar desde 2001, com a sua produção caindo em 19% devido à Covid-19. Segundo a reportagem, a Nippon Steel do Japão também caiu do terceiro para o quinto lugar.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.