Astronautas da Shenzhou-13 realizam coletiva de imprensa após quarentena e recuperação

Tripulação já retomou força muscular, resistência e densidade óssea

Créditos: Xinhua/Guo Zhongzheng

Os três astronautas da missão tripulada de Shenzhou-13 da China se encontram com a imprensa e o público na terça-feira, a primeira aparição desse tipo depois de retornar à Terra em abril.

Na coletiva de imprensa realizada em Pequim, Jing Haipeng, chefe do Corpo de Astronautas, descreveu a recuperação e os planos de acompanhamento da tripulação da Shenzhou-13.

De acordo com Jing, os astronautas terminaram as fases de quarentena e recuperação e entraram na observação. Atualmente, estão em boas condições físicas e mentais com resultados normais de exames médicos.

A tripulação restaurou basicamente suas funções cardíacas, disse Jing, acrescentando que sua força muscular, resistência e densidade óssea foram bem recuperadas.

Jing afirmou que os três astronautas retomarão seu treinamento regular depois de completar a avaliação de saúde.

Lançada em 16 de outubro de 2021, a nave espacial Shenzhou-13 enviou Zhai Zhigang, Wang Yaping e Ye Guangfu para o módulo central Tianhe da estação espacial chinesa, onde viveram por seis meses, estabelecendo um novo recorde de duração para astronautas chineses no espaço. Os três retornaram à Terra em segurança em 16 de abril de 2022.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.