Astronautas chineses completam atividades fora da nave pela segunda vez

Nie Haisheng e Liu Boming finalizaram todas as tarefas extraveiculares programadas

Astronautas chineses completaram suas atividades extraveiculares (EVAs, na sigla em inglês) e retornaram ao módulo central da estação espacial Tianhe, informou a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, na sigla em inglês), na última semana.

Trata-se da segunda vez que os astronautas realizaram EVAs durante a construção da estação espacial do país. Os taikonautas Nie Haisheng e Liu Boming deixaram o módulo central pela manhã (horário de Pequim) e completaram todas as tarefas programadas após aproximadamente seis horas.

As tarefas, incluindo instalação de conjuntos de bombas e levantamento de câmera panorâmica, foram realizadas com estreita coordenação entre o espaço e a Terra, bem como entre os astronautas dentro e fora da espaçonave.

Os três astronautas foram enviados ao espaço a bordo da nave espacial Shenzhou-12 e entraram na Tianhe em 17 de junho. Liu Boming e Tang Hongbo completaram as primeiras EVAs em 4 de julho.

A tripulação continuará realizando os experimentos espaciais científicos e tecnológicos antes de seu retorno planejado em meados de setembro.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.