Artigo debate os canais democráticos da política chinesa

Texto foi escrito por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Créditos: Xinhua/Xing Guangli

“Enquanto os países ocidentais enfrentam dificuldades crescentes, a China vem apresentando um sucesso socioeconômico surpreendente e inequívoco. É impossível que tal desempenho seja decorrente de um regime rígido, disfuncional e ilegítimo”, afirma um artigo publicado no site Outras Palavras.

O texto foi escrito pelo doutor e mestre em Ciência Política prla Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Diego Pautasso, e a mestranda em Políticas Públicas também pela UFRGS, Isis Paris Maia.

Com o título “Polêmica: será herético falar em democracia chinesa?”, a publicação discute a visão de democracia formada pelos países ocidentais e questiona a atual situação dos Estados Unidos, “onde apenas pouco mais de 50% da população em idade de votar participa das eleições e a sindicalização”.

Ao apresentar o atual contexto da China, os pesquisadores citam o documento “China: Democracy That Works”, publicado em dezembro de 2021. “Como destaca o documento, o país tem criado procedimentos institucionais bem coordenados e abrangentes para forjar canais democráticos diversos, abertos e bem organizados”, afirmam.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.