Área da maior floresta tropical da China aumenta

Nos últimos 20 anos, a floresta localizada na ilha de Hainan cresceu aproximadamente 200 mil hectares graças a fim de queimadas e corte de madeira ilegal

A maior floresta tropical da China, localizada na ilha de Hainan, cresceu cerca de 200 mil hectares nos últimos 20 anos, devido à cooperação fortalecida e as campanhas antipobreza, que acabaram com o corte de madeira ilegal e as queimadas para caça. O departamento de silvicultura de Hainan relatou que a área de floresta tropical da província chegou a 659.300 hectares em 2018, e que a taxa de cobertura florestal na área protegida aumentou de menos de 90% para 98,16% nas últimas duas décadas.

A província de Hainan conta com a maior floresta nativa do país, onde habitam muitas espécies raras e em perigo de extinção, incluindo o gibão de Hainan, conhecida como a espécie de primata mais rara do mundo. Apesar disso, como fica longe da linha do equador, a floresta é mais vulnerável aos desastres naturais e aos provocados pela humanidade. No século XX, os cortes de árvores e as queimadas causaram severos danos ao ecossistema.

Na década de 1990, Hainan emitiu proibições integrais sobre o corte de madeira na área florestal, e o trabalho de reflorestamento massivo está associado com a recuperação do ambiente natural. Segundo funcionários, a preservação da floresta também foi beneficiada pela campanha de erradicação da pobreza local, que tem um modelo agrícola mais lucrativo e ecoamigável, além da apicultura nas áreas mais pobres para substituir a extração da madeira e a caça.

“Ajudamos os residentes locais a desenvolver novos cultivos como o de maracujá e de quiabo e capacitamos alguns agricultores como guardas florestais”, disse Wang Ce, funcionário da aldeia de Yinpo que em 2017 foi transferida para fora da Reserva Natural de Yingge.

No início deste ano, Hainan anunciou um plano para estabelecer um parque nacional tropical até 2020, colocando um sétimo das áreas terrestres da ilha sob uma proteção mais abrangente. “O estabelecimento do parque nacional tropical atrairá mais turistas, e esperamos que o turismo ecológico melhore a renda dos agricultores”, disse Wang.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.