Aquecimento causa maior variabilidade da precipitação, aponta estudo

Medida pode indicar frequência de precipitação anormal e condições climáticas extremas.

Pesquisadores descobriram que a variabilidade da precipitação irá variar a curto e longo prazo, devido ao aquecimento do planeta. Em escala global, espera-se que a oscilação de chuvas se amplie, entre condições úmidas e secas, de acordo com um recente artigo de pesquisa publicado na revista Science Advances.

A variabilidade da precipitação é um dos principais componentes do ciclo hidrológico. Um número maior na oscilação indica a frequência de precipitação anormal e condições climáticas extremas.

Pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências e alguns institutos britânicos descobriram que aproximadamente dois terços dos terrenos na Terra enfrentarão um hidroclima “mais úmido e variável” em escalas de tempo diárias a plurianuais.

A amplificação da variabilidade da precipitação é particularmente proeminente em regiões climatologicamente úmidas, segundo o artigo. Além disso, os pesquisadores estimam que a variabilidade média da precipitação global aumentará cerca de 5% quando o globo se tornar mais quente em um grau Celsius.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.