Após testes bem sucedidos, China libera 5 mil caminhões autônomos nas estradas

Os veículos inteligentes da TuSimple circulam pelo país desde 2019

A TuSimple, maior empresa chinesa de caminhões autônomos, conseguiu autorização para colocar até 5 mil veículos nas estradas da China durante 2021. Os carros trabalhavam desde 2019 nos arredores de Xangai transportando contêineres de fábricas até o porto de Yashan.

Segundo o diretor de tecnologia da empresa, Hou Xiaodi, os caminhões inteligentes rodaram 45 mil quilômetros em viagens entre fábricas, depósitos e o porto durante os 18 meses de teste. No período, não houve acidente grave.

A liberação dos veículos demonstra o grau de maturidade da tecnologia, já que acidentes com caminhões de carga podem ser muito sérios.

Na fase de testes, um motorista sempre acompanhava a operação dentro da cabine para assumir o controle, caso fosse necessário. Agora, isso não será mais obrigatório.

Além de dirigirem dentro das regras de trânsito, os caminhões autônomos podem fazer viagens longas sem interrupções, exceto para reabastecimento. Quando há um motorista, é necessário trocar o condutor a cada 8 horas consecutivas de trabalho, o que impacta os prazos de entrega.

Com a frota de 5 mil veículos rodando o país, será possível ter lucro pela primeira vez desde a fundação da empresa, há quatro anos. A Tu Simple estima ter lucro de US$ 300 milhões por ano só com a receita paga por transportadoras que desejam seus serviços. A empresa também espera lançar-se no mercado de ações ainda em 2021.

A companhia, que possui escritório nos Estados Unidos, também negocia a liberação de viagens em territórios estadunidense e mexicano.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.