Ano Novo Chinês é celebrado em diversas cidades ao redor do mundo

A tradicional festa do calendário chinês vem ganhando espaço em outros países com o crescimento da China no cenário mundial

O Ano Novo Lunar, também conhecido como Ano Novo Chinês, é o festival mais importante da China e de grande parte da Ásia há séculos. É um momento em que as pessoas deixam para trás os problemas e as dificuldades do ano que passou e iniciam uma nova primavera com mais esperança. Com o crescimento da China no cenário global, o festival passou também a ser festejado por pessoas ao redor do mundo.

A celebração dessa data também é conhecida como Festival da Primavera, que começa cerca de uma semana antes do Ano Novo Chinês e termina com o Festival das Lanternas, no 15° dia do Ano Novo. É costumeiro receber envelopes vermelhos contendo “dinheiro da sorte”, desfrutar de grandes banquetes familiares e saudar o Deus da Riqueza com fogos de artifício.

O Ano do Porco

Este novo Ano Novo Lunar, que se iniciou na última terça-feira (5), é o Ano do Porco, um dos doze animais que fazem parte do zodíaco chinês. A Peppa Pig, um porquinho de um desenho infantil muito popular, se tornou uma grande sensação nesse Ano do Porco,. Seu filme para o cinema , “Peppa Celebra o Ano Novo Chinês”,  teve sua estreia chinesa na própria terça-feira.

Além da animação temática chinesa, um episódio especial de duas partes da série animada Peppa foi produzida especialmente para o Ano Novo Chinês. “Essa é uma grande oportunidade para promover e compartilhar o idioma e a cultura da China em todo o mundo”, afirmou Oliver Dumont, presidente da Family & Brands, do conglomerado de entretenimento eOne, que detém os direitos de propriedade da Peppa e é co-produtora do longa-metragem.

Ao redor do mundo

Em outras partes do mundo, a data se tornou uma ocasião para desfrutar da culinária, cultura e festividades provenientes da China. O Museu de Ciência da Grã-Bretanha, por exemplo, celebrou o Ano Novo Chinês com exibições sobre o desenvolvimento da ciência da China, ocasião em que os  visitantes podiam provar as iguarias do país enquanto experimentavam antigas invenções chinesas com óculos de realidade aumentada, aprendiam sobre fósseis chineses e os avanços da tecnologia espacial chinesa.

Na Austrália, a ponte da baía de Sydney foi decorada em vermelho e rosa para as celebrações do Ano Novo Chinês. Além da ponte, uma lanterna de porco em aço de 5 m de altura, e outras 11 lanternas gigantes que representam os animais do zodíaco chinês decoravam o edifício da Ópera de Sidney. As celebrações no Bairro Chinês da cidade ainda contaram com apresentações comunitárias, corridas de barcos do dragão e danças do leão.

Já em Nova York, onde o Ano Novo Lunar é feriado público, o Empire State Building esteve todo em vermelho, azul e amarelo em homenagem à data. Uma exibição de porcos retratados ao estilo tradicional chinês também foi instalada na vitrine do prédio. A metrópole ainda é conhecida por seus shows de fogos de artifício em diversos pontos da cidade durante as celebrações do Ano Novo Chinês.


Fonte: Xinhua

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.