Alipay utiliza IA e RA para ajudar na classificação do lixo

Com esse programa, os usuários podem aprendera classificar o seu lixo ao escaneá-lo com os seus celulares

A Alipay, gigante chinesa de pagamento móvel, lançou um miniprograma para ajudar na classificação do lixo através das tecnologias de inteligência artificial (IA) e de realidade aumentada (RA). Com ele, os usuários aprendem a classificar o lixo ao escaneá-lo com seus celulares, levando apenas alguns segundos para saber a qual categoria os resíduos pertencem.

Mais de 3 milhões de pessoas já experimentaram a nova função desde o lançamento da sua fase de teste beta no início de julho. Até o momento, o programa já indexou mais de 4 mil diferentes tipos de resíduos. Segundo a Alipay, cascas de camarão e de sementes de girassol, máscaras faciais e cotonetes estão entre os 10 tipos de lixo mais pesquisados.

Em 2017, o governo chinês estabeleceu uma meta na qual o país deveria atingir uma taxa de utilização de 35% na reciclagem do lixo residencial até 2020, e 46 cidades chinesas deveriam tomar a liderança em implementar a classificação obrigatória do lixo residencial. Pioneira na classificação do lixo na China, Xangai colocou em vigor um conjunto de regulamentações compulsórias no início deste mês.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.