Airshow China exibe foguete tripulado para pouso na Lua

Equipamento para transportar taikonautas deverá fazer voo inaugural em 2027

Xinhua/Lu Hanxin

O público presente no Airshow China deste ano teve um vislumbre do modelo chinês de foguete tripulado de próxima geração que pousará na Lua. Com um peso de decolagem de 2.100 toneladas, o novo veículo de lançamento tem 90 metros de comprimento, uma capacidade de transferência de órbita lunar de 27 toneladas e uma capacidade de órbita próxima da Terra de 70 toneladas.

Espera-se que o foguete para transportar taikonautas faça seu voo inaugural em 2027, disse Zhao Xinguo, funcionário da Academia Chinesa de Tecnologia de Veículos de Lançamento, na 14ª Exposição Internacional de Aviação e Aeroespaço da China na cidade portuária de Zhuhai, Província de Guangdong.

Além do foguete tripulado, o airshow também exibe um modelo de um novo foguete pesado com maiores capacidades de carga. De acordo com Zhao, o foguete é capaz de enviar uma carga útil de 50 toneladas para a órbita de transferência Terra-Lua, 35 toneladas para a órbita de transferência de Marte e 150 toneladas para a órbita próxima da Terra.

O foguete está em desenvolvimento e deve ser lançado por volta de 2030, acrescentou Zhao.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.