Acordo alfandegário com Brasil facilita exportação de automóveis chineses

Documento promove procedimentos simplificados entre os dois países

No depósito da Jiangxi Jiangling Motors, funcionários chineses da alfândega estão inspecionando carros que estão prestes a “cruzar o oceano” para serem exportados para o Brasil. Este é o primeiro lote de carros na Província de Jiangxi que desfruta do acordo de reconhecimento mútuo do Operador Econômico Autorizado (AEO) entre as alfândegas da China e do Brasil.

O AEO foi iniciado em 1º de janeiro pela Organização Mundial das Alfândegas. Sob o acordo, companhias desfrutarão de procedimentos simplificados, como verificação reduzida ou prioridade de desembaraço aduaneiro, quando exportarem produtos para o outro país.

“O acordo estabeleceu um canal mais conveniente para as exportações de automóveis”, assinalou Ma Jun, diretor responsável pelo comércio exterior da Jiangxi Jiangling Motors Import & Export, acrescentando que uma série de medidas aumentarão efetivamente a rotatividade dos recursos das empresas e reduzirão os custos operacionais.

O acordo de reconhecimento mútuo do AEO é considerado um “cartão dourado” para mercadorias de importação e exportação. Entre as medidas implantadas, há uma taxa mais baixa de revisão de documentos e prioridade para a inspeção de mercadorias.

A introdução da política de facilitação do comércio acelerou o ritmo de globalização das empresas. “O acordo ajuda a melhorar a reputação internacional da nossa empresa e fortalece nossa confiança e segurança na exploração do mercado brasileiro”, disse Ma Jun.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.