A apimentada culinária de Sichuan

Conheça mais sobre a história da culinária da região chinesa e aprenda a fazer um de seus pratos típicos

A verdejante província de Sichuan é conhecida como “Reserva da Natureza” por sua abundância de alimentos e recursos naturais, com iguarias das montanhas, peixes de água doce, animais e aves, legumes e vegetais e brotos de bambu, assim como uma variedade de cogumelos e outros fungos. Com esta grande gama de ingredientes, o povo de Sichuan adora os gostos fortes e apimentados.

Sichuan tem uma das quatro principais culinárias chinesas tradicional. E há muitas variações locas dentro da Província e da vizinha Municipalidade de Chongqing, junto ao rio Yang-Tsé, cada uma com seus pratos característicos e sabores típicos, entre eles, os pratos de Meisha, muito populares. Chengdu, a capital da província de Sichuan, ganhou da Unesco o título de “cidade de gastronomia”, em reconhecimento à sua culinária.

Pimenta malagueta, picles e pasta de fava apimentada são ingredientes essenciais da cozinha de Sichuan. No reinado do imperador Kangxi no início da dinastia Qing (1644-1911), a pimenta malagueta começou a ser muito plantada e usada na culinária de Sichuan. Mais tarde, com a criação da pasta de fava apimentada, a moderna cozinha de Sichuan começou a ganhar forma. Entre os diferentes tipos de pasta de fava, a mais famosa é o molho de fava Pixian, com 24 variedades de sabores.

A culinária de Sichuan tem caraterísticas variadas: pode ser do tipo que causa formigamento e dormência, apimentada, fresca e aromática, às vezes com um gosto doce, de guisado, representado por pratos renomados, como a carne de porco desfiada com pimenta de soja, o frango kung pao, os filés de peixe ao óleo de pimenta malagueta, a carne bovina fatiada com órgãos de boi em molho de pimenta malagueta, o frango xadrez apimentado, o tofu mapo, e as fatias de carne de porco de duplo cozimento.

Outro aspecto da culinária de Sichuan é que ela aprendeu com outras culinárias durante seu longo desenvolvimento. As características das culinárias chinesas costumam depender das condições geográficas e recursos naturais, e grandes rios com abundantes espécies de peixe são uma fonte para novos estilos culinários. A culinária de Sichuan e a culinária de Jiangnan originam-se do rio Yang-Tsé, o que facilita a integração desses dois ramos culinários.

Receita

A carne de porco desfiada com pimenta e soja é um prato comum em Sichuan. Embora seu nome chinês Yuxiangrousi indique sua conexão com yu (peixe), o prato não tem nada a ver com peixe, mas é cozido com vários temperos. Seu sabor único e a técnica de cozimento fazem dele um dos sabores tradicionais mais conhecidos da culinária de Sichuan. Para prepara-lo, corte o filé de carne de porco assim como as cenouras, brotos de bambu e fungos pretos em tiras. Acrescente um pouco de vinho de cozinha, amido, sal e óleo vegetal às tiras de carne e depois deixe marinar meia hora. Para fazer a mistura do molho agridoce aromatizado (ou com aroma de peixe), primeiro pique cebolinha, gengibre e alho; acrescente uma colher de chá de sal, uma de amido, três de molho de soja, quatro de açúcar branco, quatro de vinagre, e cinco colheres de chá de água. Despeje as tiras de carne marinadas numa frigideira quente, e dê uma fritura rápida, até que a cor fique branca; baixe de fogo alto para médio, acrescente o molho de fava Pixian e frite até que o óleo da pimenta malagueta vermelha aflore. Acrescente a cenoura em tiras, os brotos de bambu e os fungos pretos, frite bem, e então despeje o molho com sabor de peixe, dê uma fritura rápida por cerca de um minuto e coloque numa travessa para servir.

Tradicionais restaurantes recomendados

Meizhou Dongpo: Kuanzhai Alley, 38, Qingyang, distrito da cidade de Chengdu, província de Sichuan

Three Ears Hotpot: Nijiaqiao Road, 10, distrito de Wuhou da cidade de Chengdu, província de Sichuan

Gugu Banquet: Wuhou Memorial Temple Street 12, distrito de Wuhou da cidade de Chengdu, província de Sichuan

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.