10ª Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa começa dia 9 de outubro

O evento contará com a presença de artistas plásticos, de teatro, música e dança, além de chefes de cozinha e artesãos

Segundo uma conferência de imprensa realizada na última semana na sala multifuncional do Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum de Macau), a 10ª Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa terá início no dia 9 de outubro.

Estarão presentes, em Macau, artistas plásticos, de teatro, música e dança, chefes de cozinha e artesãos, num total de cerca de 130 convidados dos países e territórios de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, Timor-Leste, São Tomé e Príncipe, Goa, Damão e Diu), da China – com o grupo folclórico do distrito de Congjiang da província de Guizhou – assim como de Macau. O evento cultural tem o objetivo de criar uma grande manifestação cultural da China e dos países de língua portuguesa (PLP).

As principais atividades incluem a mostra de teatro dos PLP (no Edifício do Antigo Tribunal), os espetáculos de música e dança da China e dos PLP (no Largo do Senado), e as exposições de artes plásticas e de fotografias de artistas plásticos de Macau e dos PLP (na Galeria da Residência Consular de Portugal em Macau; na Galeria de Exposições da Avenida da Praia, Taipa; e na Casa de Nostalgia da Avenida da Praia, Taipa, assim como no Clube Militar).

Pela primeira vez, será realizada uma grande atividade na Doca dos Pescadores de Macau entre os dias 13 e 18 de outubro: o Encontro Cultural Sino-Lusófono na Doca dos Pescadores. A atividade proporcionará uma viagem cultural multidimensional através da China e dos PLP, incluindo espetáculos de música e dança, feira de artesanato, estandes de apresentação de produtos dos PLP, tendas e workshops interativos para divulgação de sua cultura, exposições sobre grandes acontecimentos do Fórum de Macau e também sobre os povos e costumes dos PLP. Além disso, acontecerá uma exposição coletiva de fotografias artísticas denominada “Pontos de Encontro-Pontes Intangíveis” e chefes de cozinha provenientes dos PLP irão preparar gastronomia em quatro restaurantes da Doca dos Pescadores.

Focada no seu objetivo primordial, a Semana Cultural da China e dos PLP, com os seus 10 anos de história, cumpriu o intuito de promover o desenvolvimento e prosperidade mútua, nas mais variadas facetas, entre os países. Nos últimos anos, a Semana Cultural tem tido como lema “Uma Faixa, Uma Rota Cultural” (Cinturão Econômico da Rota de Seda e rota cultural da China e dos PLP), tendo como propósito, a melhor consolidação da amizade entre esses povos, promovendo de forma contínua o entendimento mútuo entre os povos, aprofundando o intercâmbio e a cooperação cultural entre os dois lados e procurando aprofundar o papel de Macau como plataforma.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.